top of page

Os seis meninos

 

Caraterizações Individuais

De seguida irei apresentar uma breve caraterização dos "nossos" seis meninos.
Os nomes apresentados serão fitícios de modo a evitar problemas e para salvaguardar a identidade de cada uma das crianças.

"Catarina"



A "Catarina" tem 9 anos e é o 3.º ano que tem apoio da unidade. Apresenta Perturbação do Espectro do Autismo severo.
 

É a nossa princesa...mas ainda está muito no seu mundo. Não tem linguagem oral, embora tente comunicar connosco (regularmente) através de vocalizações. Faz imensos sons, melodiosos, com muitas entoações durante todo o dia e quase sem interrupção.
 

Tem bastantes capacidades cognitivas: conta, lê algumas palavras, sabe as cores, animais...mas a "Catarina" é uma menina que só faz o que quer e quando quer. É muito obstinada e persistente nos seus quereres, nunca desistindo.
 

Quando contrariada, a sua frustração é tão grande que grita, chora, puxa cabelos, ralha furiosa, por vezes durante horas...
 

Neste momento o seu maior interesse são cortinados, sempre que possível agarra na tesoura e começa a recortar revistas às tiras como se fossem cortinados. É uma menina que não tem noção do perigo. No entanto não apresenta mais nenhum interesse em especial, sendo pois difícil conseguir recompensá-la com algo de que goste muito. Tem um óptima compreensão de tudo.

Frequenta a sua turma de 3º ano todos os dias cerca de 1 hora e os colegas e professoras, adoram-na, a "Catarina" é da turma do "Sandro". Desloca-se na escola sozinha para alguns espaços.





"Sandro"

 

 

O "Sandro" tem 8 anos e é um super "Sandro", apesar de apresentar Perturbação do Espectro do Autismo. È o 3º ano que tem apoio da unidade e tem tido uma evolução fantástica.


Utiliza linguagem oral para comunicar e sabe utilizá-la muito bem e de forma adequada. O seu vocabulário é muito rico e variado. Consegue manter uma conversa “quase” adequada, desde que o tema lhe interesse; também rapidamente muda de assunto e a sua comunicação passa a reflectir o seu pensamento – um turbilhão de ideias e mais ideias.


Conta, soma, subtrai e consegue rapidamente generalizar um conceito a outros contextos e situações. Lê e escreve tudo. Faz cópias, ditados, ordena e completa frases.


O "Sandro" sempre que pode isolasse no seu canto, muito calado e pensativo, se o interrogamos nesses momentos ignora-nos. É um aluno que por vezes se encontra MUITO distante mas há momentos de grande interação, onde se apresenta como sendo uma pessoa muito meiga e educada.
Lida muito bem com os restantes colegas da Unidade e assume o papel de responsável/lider da sala. Preocupa-se muito com as tarefas que os outros estão ou devem estar a realizar.


Tem apoio na unidade todos os dias. No entanto existem alturas do dia que está com a sua turma, no ensino regular.
Faz recados, é autónomo na escola.


Os seus comportamentos sociais estão bastante controlados e já consegue brincar com os outros de forma adequada, aceitando o que os colegas lhe explicam.


Tem de ser contido, porque em contextos desorganizados, situações novas, quando está cansado, a sua hiperactividade motora actua no seu melhor.







"João Pedro"

 

 

O "João Pedro" tem 9 anos e apresenta uma Perturbação do Espectro do Autismo severo. É o 3º ano que tem apoio da unidade e que frequenta esta escola.


É um menino alegre, bem-disposto, maroto e meiguinho. Frequentemente vem ter com os adultos e faz festas e dá beijinhos.
Utiliza a linguagem oral para comunicar, embora utilize geralmente a holofrase (só uma palavra) ou ecolálias imediatas e diferidas (repetindo frases que aprendeu para usar em determinado contexto).


Em situações de rotina já é capaz de utilizar frases mais elaboradas. Tem uma voz muito melodiosa, que parece estar sempre a cantar. Adora o mundo do Walt Disney e dos desenhos animados e grande parte do seu dia é passado a imitar diversas personagens em diálogo.
É autónomo nos espaços da escola e nas rotinas diárias.


Tem dificuldade em compreender/adaptar situações novas e em resolver uma situação/problema que se apresente de forma nova e diferente, demorando algum tempo a perceber o que se pretende dela. Tem muitas estereotipias, maneirismos e obsessões. A sua capacidade à frustração ainda precisa de ser muito trabalhada.
Frequenta diariamente a sua turma de 3º ano cerca de 1 hora.







"Cátia"

A "Cátia" tem 10 anos e frequenta o 4.º ano de escolaridade.



Esta criança vive com os pais e dois irmãos com atrasos de desenvolvimento e o avô materno. A menina tem uma irmã mais nova com atraso de desenvolvimento, que se encontra ao cuidado da avó paterna. O agregado familiar apresenta dificuldades a nível económico.



A "Cátia" apresenta um Défice Cognitivo Moderado não sendo portadora de Autismo. No entanto, para entrar na Unidade Estruturada de Autismo e ter apoio a nível escolar teve de ser diagnosticada como portadora de características de autismo. Esta menina revela algum interesse pelas actividades realizadas.



Na área da comunicação, não verbaliza palavras, conhece alguns gestos do sistema de comunicação Makaton, embora os esqueça com muita facilidade. Revela alguma atenção por curtos períodos de tempo. Deixou de repetir algumas sílabas de um ano para o outro, perdendo totalmente a linguagem oral.

 

 

 

 

"Pedro" 

 

O "Pedro" tem 10 anos e é o terceiro ano que tem apoio da Unidade. Este menino vive com o pai, a mãe e um irmão mais velho. O contexto sócio económico do agregado familiar, situa-se entre os níveis médio-baixo e nota-se que não existe muito apoio a nível familiar.



O nível afectivo-emocional revelou uma ansiedade excessiva face a situações novas, dificuldade em acompanhar a dinâmica das actividades da sala, défice de atenção acentuado, grande desorientação face ao cumprimento das regras, necessitando da orientação constante do adulto para seguir as rotinas, demasiada dependência da atenção do adulto e pouca autonomia para a idade.



Ao nível da comunicação oral o "Pedro" compreende frase mas revela dificuldade em compreender mensagens orais demasiado complexas.

Tem de ter os limites muito definidos, sendo que a professora tem de usufruir de uma postura firme.



É um menino muito inteligente e adorável. Meigo, brincalhão, com sentido de humor, com quem se consegue negociar e que mesmo contrariado cumpre o que prometeu. Tem uma ótima compreensão do seu poder manipulativo e quando percebe que as coisas não estão a correr muito bem para o seu lado, por vezes consegue mudar a sua postura e ficar bem.



Faz perguntas, consegue manter algum diálogo adequado com o adulto e pares. Lê, escreve, conta, faz pequenas somas. Compreende o que lê, e brinca com as situações.É autónomo nos espaços da escola.

 

 

 

 

"Afonso"

 

O "Afonso" tem 6 anos e frequenta o primeiro ano de escolaridade. Este menino apresenta uma Perturbação do Espectro do Autismo severa. É muito dócil, simpático, sedutor, bem-disposto. É muito obediente e bem-educado. Não tem noção do perigo.



Apresenta uma hiperactividade enorme, realizando estereotipias com as mãos. Atira coisas para o chão, para as ver cair, os objectos servem para atirar, virar, bater nas mesas e chão para produzir barulho, meter na boca.


Gosta de música, cócegas, miminhos, colo, e de ver desenhos animados (especialmente o Pocoyo).



A sua comunicação é muito limitada e rudimentar, para ir à casa de banho precisa de ajuda e não sabe pedir. O "Afonso" ainda precisa muito do apoio do adulto para realizar as suas actividades. Ainda se desorganiza muito em contextos com muito barulho, confusão e pouco estruturados.

A intervenção junto do "Afonso" incide quase toda nas autonomias pessoais e sociais, socialização e comunicação.

Não frequenta a turma do ensino regular.

bottom of page